Câmara Municipal oferece mais uma ferramenta de participação popular

Câmara Municipal oferece mais uma ferramenta de participação popular

Prédio da Câmara Municipal de Nova Friburgo

Depois da implantação do sistema E-Democracia, no site da Câmara, em setembro, o Controle Interno da Casa aderiu à Rede Nacional de Ouvidorias que, a partir de agora, passará a fazer parte do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort). São duas plataformas integradas online que propiciam, ao mesmo tempo, o sistema de ouvidoria e estatísticas de informação ao cidadão desenvolvidas pela Controladoria-Geral da União: Fala.br e Painel Resolveu. Os dois links se encontram no site institucional da Câmara Municipal. 

De acordo com a CGU, o objetivo dessas ferramentas é elevar a credibilidade do poder público por meio da participação social, do controle interno governamental e do combate à corrupção em defesa da sociedade.

 O que são esses recursos?

 Fala.br – por este sistema é possível tratar em ambiente único, as manifestações de ouvidoria, solicitações de simplificação e pedidos de acesso à informação. A nova solução permite ao usuário o acesso integrado, por meio de único ícone, e deve ser utilizado pelas ouvidorias e serviços de informações ao cidadão para oferecer respostas aos diversos tipos de manifestações. 

Já o Painel Resolveu é uma plataforma que consiste em uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a administração pública recebe diariamente pelo sistema E-Ouv. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar de forma rápida, dinâmica e interativa todos esses dados.