Benito Di Paula pode ganhar estátua em Nova Friburgo

Estátua deverá ser afixada em local de grande apelo turístico e cultural
Benito Di Paula pode ganhar estátua em Nova Friburgo

A Câmara de Nova Friburgo aprovou por unanimidade, em discussão única, o Projeto de Indicação Legislativa, de autoria do Presidente da Casa, Vereador Max Bill, que autoriza o município a criar uma estátua em homenagem ao canto friburguense Benito Di Paula. Por se tratar de uma indicação, cabe ao Executivo criar e executar o projeto de Lei em homenagem a um dos grandes nomes da música brasileira. De acordo com a proposta, a estátua a ser criada deverá ser afixada em local de grande apelo turístico e cultural, contendo nos adornos a letra da música “Homem da Montanha”.

Uday Vellozo, mais conhecido pelo seu pseudônimo Benito di Paula, é um cantor, compositor e pianista brasileiro. Nascido em Nova Friburgo, no dia 28 de novembro de 1941, ele completou 80 anos em 2021 e comemorou com o lançamento do disco Benito 80: Novo Samba Sempre Novo. Benito di Paula teve o primeiro contato com a música com seu pai José Vellozo, que tocava vários instrumentos, como piano, bandolim e violão. O nome artístico ‘Benito di Paula’ foi escolhido pelo próprio cantor em conjunto com Alfredo Motta, um dos maiores incentivadores de sua carreira, que convidou Benito para cantar no Hotel Avenida, no Centro de Friburgo, quando ele tinha seus 15, 16 anos.

Benito di Paula foi um dos maiores vendedores de discos do Brasil, disseminou um estilo musical próprio revolucionando o samba e compôs músicas que se eternizaram tanto em sua voz, como na voz de outros grandes nomes da música nacional, como Roberto Carlos, Maria Bethânia e Alcione e também de nomes internacionais, como Charlie Byrd e a Orquestra de Paul Mauriat. A repercussão internacional foi de extrema importância para a propagação da cultura e música do Brasil.