Câmara aprova a criação da identidade visual própria

Objetivo é destacar a imagem do Legislativo, desenvolvendo uma identidade visual característica
Câmara aprova a criação da identidade visual própria

Dentro da proposta de modernizar a gestão e dissociar as funções do Legislativo e do Executivo Municipal, a Câmara de Nova Friburgo aprovou, por unanimidade em primeira discussão, o Projeto de Lei, de autoria do Presidente Max Bill, que cria uma identidade visual própria para a Casa. Legalmente, a proposta inclui o parágrafo quinto na redação do artigo 1º da Lei Municipal nº 4.067/2012, que contará com a seguinte redação: “Fica o Poder Legislativo autorizado a utilizar identidade visual própria, em concomitância com o brasão de armas do Município.”

A criação do logotipo parte da fusão de três princípios bases: Estrutura, proteção e independência, mescladas às iniciais do nome “Câmara Municipal”, CM, resultando em uma imagem representativa da Casa do Povo e cíclica, remetendo à modernidade sustentável da Casa Legislativa. A haste esquerda (azul), utilizando a letra “C”, representa o início do ciclo sustentável e da independência da câmara; no meio, a estrutura (verde claro e escuro), com partes da letra M, traz a estrutura forte da Casa como um pilar da democracia e a representação das portas da Câmara Municipal que estão sempre abertas; a haste direita (verde escuro) completa a letra “M” Formando assim, através das iniciais “CM”, de Câmara Municipal, o conceito imagético, simétrico e cíclico do Poder Legislativo. A arte foi desenvolvida pelo publicitário e assessor parlamentar Caio Vicente.

O nosso objetivo é destacar a imagem do Poder Legislativo, de modo a desenvolver uma identidade visual característica e destacando conceitos como a democracia, representatividade, participação popular, solidez e transparência. Importante ressaltar que uma significativa parcela da população não possui a exata compreensão das prerrogativas e competências inerentes a cada um dos poderes da República, sendo certo afirmar que a utilização Brasão de Armas do Município em documento e peças publicitárias são, por vezes, interpretados como atos exclusivamente do Poder Executivo. Assim, visando fortalecer e vincular de forma mais precisa, moderna e clara, tem-se a presente iniciativa de criação da nova identidade visual como forma de garantir e reforçar os símbolos que caracterizam o Poder Legislativo de Nova Friburgo”, justifica o Presidente Max Bill.