Câmara aprova a criação do Dia do Desapego Consciente

Ideia é promover educação ambiental duradoura através do descarte consciente de materiais
Câmara aprova a criação do Dia do Desapego Consciente

Arte sobre a aprovação do Dia do Desapego Consciente

Durante Sessão Ordinária nesta terça-feira, 28, a Câmara de Nova Friburgo aprovou, por unanimidade, em segunda discussão, o Projeto de Lei que institui o Dia do Desapego Consciente. De acordo com a proposta, de autoria do vereador José Roberto Folly, uma vez por mês, em cada uma das regiões da cidade ou conforme programação do Poder Executivo, serão arrecadados e doados objetos em condições de uso, para serem repassados ás famílias carentes. A ideia é promover uma educação ambiental duradoura através do descarte consciente de materiais em adequadas condições de reutilização, evitando o desperdício, geração de lixo no meio ambiente e auxiliando aos que precisam.

Em todos os nossos bairros, e no Brasil inteiro, há o descarte irregular de lixo, e muitos dos equipamentos descartados podem ser reutilizados. Esse Dia do Desafio Consciente já é uma realidade no Brasil e fora dele, em diversos locais. Principalmente no Natal, há campanhas para arrecadações, por exemplo. Mas este projeto visa a utilização dar uma nova destinação ao que poderia se tornar lixo, mas pode ter utilidade para outras pessoas. Podemos fazer parcerias com entidades, instituições e outros que possam receber essas doações”, justifica o vereador José Roberto Folly, durante a defesa do projeto.

De acordo com o texto, são considerados objetos, brinquedos, calçados, roupas, equipamentos de informática, móveis, livros, eletrodomésticos, (geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas, ventilador), colchões, utensílios domésticos, acessórios, roupas para pets, produtos hospitalares (cadeira de banho, cadeira de rodas e similares) e sobras de materiais de construção em condições de reutilização, desde que possam ser recebidos e entregues manualmente nos pontos de coleta, sem o auxílio de equipamentos.

Os pontos de arrecadação para o recebimento dos materiais serão definidos, e para cumprir a Lei, o poder público municipal pode celebrar parcerias com outras entidades, além de promover campanhas educativas, conferências, palestras de orientação, reuniões, workshops e demais eventos, além de campanhas institucionais junto aos meios de comunicação. A Lei entra em vigor na data de publicação pelo Executivo de Nova Friburgo.