Câmara aprova Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio

 

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou na noite de ontem, dia 15, o Projeto de Lei Ordinária que institui o Plano Municipal de prevenção ao suicídio no município de Nova Friburgo. A ideia do projeto de iniciativa do vereador Norival (PT) tem por objetivo identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, minimizando a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio.

Julgo este projeto de suma importância. A todo o instante somos chamados a pensar com matéria nas mídias brasileira e friburguense. Essa casa não pode fechar os olhos para essa trite realidade. O suicídio é uma questão de saúde pública. Especialistas apontam que 90% dos casos podem e devem ser evitados, daí a importância de um projeto como esse”, explica o vereador Norival

O Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio será desenvolvido no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e terá como diretrizes a promoção de palestras que deverão ser direcionadas aos profissionais de saúde, visando identificar possíveis pacientes que se enquadrem no perfil; a exposição através de cartazes citando eventuais sintomas e alertando para possível diagnóstico; idealização de canais de atendimento aos diagnosticados, ou a aqueles que se encontram com possível sintoma de tentativa de suicídio; direcionamento de atividades; e o monitoramento de possíveis casos para avaliação e cuidado promovendo a interdisciplinaridade entre os profissionais que atuarão no segmento.

De acordo com o vereador professor Pierre, o objeto da lei é muito importante e ressaltou a relevância de ampla divulgação. “Essa lei deve ter um alcance muito bom. As diretrizes foram colocadas e as emendas foram feitas para a ampliação para as redes digitais. Por exemplo, uma campanha como essa de Prevenção ao Suicídio pode aparecer nos telões de LED. A mesma coisa nos ônibus. Ela pode ser agregada e assim trazer à tona essa temática de maneira tão colaborativa no sentido de divulgar a legislação que é uma coisa muito boa.”