Câmara aprova projeto que define ampla divulgação da legislação em vigor

Além de publicar no Diário Oficial, o Executivo deve desenvolver ações de divulgação das leis relevantes
Câmara aprova projeto que define ampla divulgação da legislação em vigor

Nova Friburgo terá que fazer uma ampla divulgação da legislação em vigor

O Poder Executivo de Nova Friburgo terá que fazer uma ampla divulgação da legislação em vigor, proporcionando conhecimento para a população. É o que define Projeto de Lei nº 150/2022, de autoria do vereador José Roberto Folly, aprovado por unanimidade, em segunda discussão, pela Câmara Municipal. São consideradas como legislação em vigor a constituição federal, as leis, os decretos, as portarias, os atos administrativos e demais normas reguladoras emitidas pelo poder público.

De acordo com o texto, além de publicar no Diário Oficial de Nova Friburgo, o Executivo deverá desenvolver ações de divulgação das leis de relevante interesse público e, especialmente, daquelas que versam sobre violência doméstica e familiar; direitos e garantias da pessoa idosa; direitos e garantias da pessoa com necessidades especiais; direitos e garantias da criança e do adolescente; direitos e garantias das pessoas raras; direitos humanos; defesa do consumidor e demais temas não previstos nos incisos anteriores e considerados relevantes para o Município de Nova Friburgo.

São consideradas ações de divulgação aquelas realizadas por intermédio de campanhas, cartilhas, cartazes, vídeos, áudios, cursos e outros meios de publicização que proporcionem educação, informação e conscientização da população acerca da legislação em vigor. Em colaboração com o Poder Público, os estabelecimentos comerciais deverão disponibilizar, em suas dependências, um espaço destinado à afixação de cartazes e placas informativas, respeitando algumas medidas específicas. Encaminhada ao executivo após a aprovação, a Lei entra em vigor na data de publicação.