Câmara de Friburgo promove sessão em homenagem ao dia das costureiras

O evento começa às 18hs e vai contar com sorteio de brindes.

A Câmara Municipal de Nova Friburgo promove, nesta noite (25), uma sessão solene em homenagem ao dia das costureiras. Comemorado no dia 25 de maio, a ideia é homenagear as profissionais que possuem uma função essencial nas indústrias têxtil e da moda. Segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (Abit), atualizados em 2020, no ano de 2019, o setor têxtil e de confecção faturou mais de R$ 185 bilhões.

Para a autora do evento, vereadora Vanderléia Abrace Essa Ideia (PP), essa data não pode passar em branco. “Seja atuando em empresas do ramo têxtil ou de forma autônoma, as costureiras são essenciais para movimentar um setor que fatura bilhões todos os anos. Por meio de suas habilidosas mãos, as criações de estilistas e outros profissionais da indústria da moda ganham forma”, explica a parlamentar.

De acordo com o site Descubra Nova Friburgo, todos os anos são produzidas cerca de 125 milhões de peças, o que representa, atualmente, 25% da produção nacional. A indústria da moda, de acordo com o Sindvest, emprega de maneira formal e informal cerca de 30 mil pessoas. Além de vender para sacoleiros, varejistas e lojas de departamento, o polo de moda íntima também trabalha com exportação. 14% das empresas do polo exportam para países como os Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai.

A solenidade terá início às 18hs, no Plenário Jean Bazet, e poderá ser acompanhado de forma presencial ou online, ao vivo, no canal oficial do Poder Legislativo na internet.