Câmara indica projeto para incentivar geração de energia solar em Nova Friburgo

De acordo com o texto, incentivos fiscais também seriam dados para atrair empresas do ramo
Câmara indica projeto para incentivar geração de energia solar em Nova Friburgo

Câmara de Nova Friburgo indica projeto para incentivar geração de energia solar

A Câmara de Nova Friburgo aprovou, por unanimidade, o Projeto de Indicação Legislativa que institui um programa de benefícios e incentivos fiscais ao desenvolvimento tecnológico, uso e instalação de sistemas de conversão e/ou aproveitamento de energia solar em residências, comércios e demais seguimentos no município. Para se tornar uma legislação, a indicação feita pelo Vereador Cláudio Leandro precisa ser encaminhada pelo Executivo, em formato de Projeto de Lei, e novamente apreciada e aprovada em plenário, seguindo para a sanção.

De acordo com o texto, para atrair empresas e empreendimentos do ramo de energia solar a se instalarem em Nova Friburgo, poderiam ser estabelecidos incentivos como desconto de até 50% do IPTU, proporcional ao índice de aproveitamento de energia solar, pelo prazo de cinco anos, abatimento de até 50% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), incidente sobre os projetos, obras e instalações destinadas a este fim, pelo prazo de até dez anos e desconto de até 50% do Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI), proporcional ao índice de aproveitamento de energia solar.

Na implementação da Lei, o município poderá desenvolver projetos e ações para instalar sistemas de energia fotovoltaica em comunidades, áreas urbanas, rurais e de famílias de agricultores dispersas e distantes das redes de transmissão de energia elétrica, bem como divulgar e estimular o uso da energia solar

A indicação legislativa também sugere, ao poder executivo, instalar sistema de geração fotovoltaico na construção e/ou reforma de edificações públicas municipais, reforma de unidades habitacionais que contam com recursos financeiros do município e na implantação ou ampliação de projetos, sempre que houver interesse e viabilidade técnica.

O poder público deverá ainda instituir o Grupo de Trabalho em Energia Solar (GTES), que deve elaborar estudos e minutas de projeto de lei propondo incentivos fiscais e econômicos ao setor público.

Sabemos que o planeta vem sofrendo os efeitos de uma crise energética sem precedentes. Hoje, a geração de energia elétrica a partir de fonte solar é uma das que mais cresce no mundo, em países tais como Alemanha, Espanha, China e Japão, que já contam com grande parque gerador solar. Considerando o potencial brasileiro, é necessário que se criem incentivos governamentais para que a geração de energia solar possa se desenvolver de forma efetiva. Com ações inspiradoras e voltadas às boas práticas ambientais e ao desenvolvimento sustentável, Nova Friburgo certamente será ainda mais reconhecida como uma cidade inteligente no cenário nacional”, justifica Claudio Leandro.