Câmara inicia nova etapa do processo de modernização digital

Ideia é colocar todo o planejamento em prática até o final da atual legislatura
Câmara inicia nova etapa do processo de modernização digital

Em mais um importante passo, dentro da proposta da atual gestão da Câmara Municipal de Nova Friburgo, teve início mais uma etapa do processo de modernização digital. Nesta última semana de novembro serão feitos os primeiros testes do processo legislativo digital. A ideia é colocar todo o planejamento em prática até o final da atual legislatura.

O objetivo da proposta é aplicar a tecnologia a todos os procedimentos referentes às atividades do Plenário, reduzindo a praticamente zero o uso de papel nas tramitações internas. Além disso, a digitalização tornará a dinâmica do processo mais ágil, otimizando o tempo e contribuindo para a política de sustentabilidade da Casa Legislativa.

O sistema vai funcionar através de um aplicativo, disponível para tablets, celulares e notebooks. Todo esse processo é desenvolvido internamente pelos funcionários da Câmara de Nova Friburgo, representando uma inovação e indo ao encontro de outras ações já adotas este ano.

Em junho deste ano, o Presidente, Vereador Max Bill, criou uma Comissão de Trabalho para implementar a Resolução do Câmara Verde. O projeto visa promover ações de conscientização, através de um trabalho sustentável promovido pela Casa Legislativa. O objetivo é reduzir a utilização de papel, plástico e outros materiais.

Também está prevista a instalação de um sistema de captação de águas pluviais, racionalização do uso de água e energia, implementação de um posto de coleta de pilhas, baterias e materiais eletrônicos, criação de campanhas de conscientização, dentre outras ações. Uma das ações iniciais da proposta, a Câmara já implementou: a utilização de papel reciclado, em acordo com a Resolução Legislativa nº 1.779/09.