Câmara Municipal aprova Criação de Programa de Coleta de Lixo com Inclusão Social

Agora, o projeto segue para a sanção do Prefeito que terá 60 dias, após a assinatura, para a sua implantação.

Catador de lixo

Foi aprovado nesta terça (16), por unanimidade dos parlamentares da Câmara Municipal de Nova Friburgo, o Projeto de Lei Ordinária que cria o Programa de Coleta Seletiva com inclusão social e econômica dos catadores de material reciclável e Sistema de Logística Reversa. Além disso, a norma também institui o Conselho Gestor do Programa de Coleta Seletiva com Inclusão Social e Econômica dos Catadores, composto por diversos membros da sociedade civil para auxílio na elaboração de políticas públicas e chamamento e cadastramento dos catadores de resíduos na cidade.

De acordo com a autora do projeto, Vereadora Priscilla Pitta (Cidadania), o objetivo de gerar a inserção social e econômica e de valor social a de geração de trabalho e renda e promotor de cidadania dos catadores de resíduos sólidos recicláveis, organizados em cooperativas ou associações autogestionárias. “Precisamos reconhecer o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania. O Programa é um passo para o futuro e vai levar dignidade para boa parte da população friburguense.”, explica a parlamentar.

Para a gestora de resíduos, Francis Amaral, com esse projeto, Nova Friburgo pode se transformar em uma cidade piloto. “o projeto visa promover ações de gerenciamento e conscientização da comunidade, por meio da Educação Ambiental, e objetiva também a compreensão dos benefícios e vantagens recebidas através do manejo e destino correto de resíduos recicláveis”, complementa.

Fonte da imagem: br.freepik.com