Câmara Municipal discute criação de Casa Abrigo para mulheres vítimas de violências
Acontece nesta sexta-feira (09), às 18h, na Câmara de Vereadores, Audiência Pública sobre a criação de uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violências. O encontro foi proposto por Cláudio Damião e Maiara Felício.
Foram convidados representantes da sociedade civil, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ministério Público Estadual, Sindicatos, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Defensoria Pública, Tecle Mulher, Centro de Referência da Mulher – CREM, Centro de Cidadania LGBT Hanna Suzart, Polícia Militar, entre outros.
A função da Casa Abrigo é oferecer um local seguro e protegido onde as mulheres e seus filhos possam se abrigar temporariamente. Em algumas cidades a localização da Casa Abrigo é mantida em sigilo para garantir a segurança das residentes e evitar qualquer tipo de ameaça por parte dos ofensores.
A Casa Abrigo pode ofertar o serviço de acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com risco de morte, bem como de seus dependentes. Trata-se de um equipamento essencial para garantir a segurança e o bem-estar das vítimas, proporcionando um ambiente seguro e confidencial, favorecendo o exercício de sua condição cidadã, resgatando e fortalecendo sua autoestima e possibilitando que se tornem protagonistas de seus próprios direitos.