Câmara Municipal propõe debate sobre inclusão de artes marciais nos colégios públicos
Na próxima sexta (22), a Câmara Municipal vai promover uma audiência pública para debater a inclusão das artes marciais na grade curricular das escolas públicas. A ideia é ouvir especialistas da área, profissionais de educação física e artes marciais, gestores escolares e representantes do poder público, de forma a garantir que a implantação do Programa seja pautada em critérios técnicos, pedagógicos e de viabilidade orçamentária.
A oportunidade surgiu do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) quanto à importância das artes marciais na formação educacional, integrando-as como parte do currículo escolar, especialmente na disciplina de Educação Física. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece hoje as lutas como uma unidade temática obrigatória a partir do terceiro ano do Ensino Fundamental, e os esportes de combate como objeto de conhecimento a partir do sexto ano.
De acordo com o propositor do evento, vereador Maicon Gonçalves, a audiência pretende ser espaço democrático de diálogo e construção coletiva, assegurando transparência, participação popular e maior legitimidade ao processo legislativo, além de contribuir para o aperfeiçoamento da proposta e para a consolidação de políticas públicas inovadoras voltadas à educação e ao esporte em nosso município. “É necessário propormos a inserção de atividades extracurriculares de artes marciais, inicialmente nas modalidades de judô e jiu-jitsu, como instrumento pedagógico de formação integral do aluno, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também a transmissão de valores como disciplina, respeito, autocontrole, perseverança e cooperação. Além disso, busca contribuir para a redução da evasão escolar, o fortalecimento da permanência dos estudantes na rede de ensino e a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade.”, explica o parlamentar.
Para o debate democrático sobre a inclusão de artes marciais nas escolas públicas, foram convidados a comunidade escolar, profissionais de educação, representantes de artes marciais, pais, alunos e sociedade civil organizada.
Os interessados podem comparecer presencialmente no Prédio do Poder Legislativo, na Rua Farinha Filho, nº 50 – Plenário Jean Bazet ou acompanhar pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Nova Friburgo.