Câmara Municipal realiza audiências sobre Leis Orçamentárias de Friburgo

População pôde participar do processo de elaboração da peça, apresentando sugestões, ideias e opiniões.

Começou hoje (05), a primeira rodada de audiências públicas para debater as leis orçamentárias de Nova Friburgo. O encontro foi presencial mas permitiu a população participar do processo de elaboração da peça, apresentando sugestões, ideias e opiniões sobre as prioridades para o município no próximo ano por meio da plataforma e-democracia.

A primeira a ser discutida, iniciada às 14hs, foi o Projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2022 em que a Prefeitura mostrou a previsão de arrecadação e onde pretende gastar este dinheiro, já que contém a previsão das receitas e a fixação das despesas para o exercício financeiro seguinte. Em seguida, às 15h30, foi a vez do Plano Plurianual (PPA) que nada mais é que planejamento governamental que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população.

Para participar, foram convidados a secretária municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Juliana Herdy Geraldi, o secretário de Mobilidade Urbana, Fabrício Corrêa Medeiros e os parlamentares. O evento foi conduzido pela Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Planejamento (CFOTP) da Câmara Municipal de Nova Friburgo que, por meio de planilhas, fará uma exposição comparativa dos dados dos anos de 2021 e 2022. Ambas aconteceram no Plenário Jean Bazet e estão disponíveis nos canais oficiais do Poder Legislativo.

Como a Lei Orgânica de Nova Friburgo e o Regimento Interno determinam pelo menos três, as próximas edições estão previstas para os dias 19 e 26 de outubro.