Câmara realiza Audiência Pública sobre Autismo

O evento é aberto ao público e está marcado para às 18hs.
Câmara realiza Audiência Pública sobre Autismo

Fita símbolo do autismo

Na próxima sexta, dia 05, a Câmara Municipal de Nova Friburgo vai fazer uma Audiência Pública para a conscientização sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). O evento que tem o objetivo de conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença, vai acontecer no Plenário da casa legislativa, às 18h.

Ainda neste esforço de promover a compreensão do transtorno, a Casa Legislativa Friburguense aprovou a Lei Municipal 4.681 de 27 de março de 2019, autoria do vereador do MDB, Isaque Demani, que institui, no município de Nova Friburgo, o dia e a Semana de Conscientização do Autismo. A data objetiva a realização de eventos e atividades, por meio seminários, palestras, murais, panfletagem e outros meios voltados para a promoção e a conscientização dos direitos dos autistas.

O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para o esclarecimento acerca deste tema. Para 2019, o tema escolhido foi “Tecnologias assistivas, participação ativa” e o secretário-geral da ONU enviou mensagem falando de inclusão e sobre a importância de dar voz aos autistas adultos. Em 2018, o tema foi o empoderamento das mulheres autistas.

O que é o Autismo?

Segundo a Revista Autismo, o autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma síndrome que afeta a comunicação, socialização e comportamento. Segundo números do Centro de Doenças e Prevenção do Governo dos Estados Unidos (CDC na sigla em inglês), uma em cada 68 crianças nascem com autismo (número sustentado desde a pesquisa de 2010 com informações referentes a 2002). Se considerarmos somente meninos, o número é de 1 em 42; para meninas, é 1 em 189.

Ainda não existem estatísticas oficiais no Brasil a respeito da síndrome. A ONU, através da Organização Mundial da Saúde, considera a estimativa de que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo. O quebra-cabeça é o símbolo do transtorno por representar sua complexidade, diversidade e muito o que precisa-se descobrir ainda a respeito do TEA — a fita símbolo do autismo é formada, portanto, por peças de quebra-cabeça em quatro diferentes cores, representando a neurodiversidade dentro do espectro.