Câmara vai ganhar “Galeria 8 de Março”, dedicada às vereadoras de Nova Friburgo

Homenagens são realizadas através de exposição fotográfica individualizada
Câmara vai ganhar “Galeria 8 de Março”, dedicada às vereadoras de Nova Friburgo

Arte sobre a criação da Galeria 8 de março

As mulheres terão o seu espaço especial na Câmara de Nova Friburgo. O Legislativo aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução Legislativa nº 122, de autoria da Vanderleia Abrace Essa Ideia, que cria o espaço denominado de “Galeria 8 de março”, localizado em parede de destaque na sede do Poder Legislativo. As homenagens são realizadas através de exposição individualizada de imagem por reprodução fotográfica, no tamanho de 20x25 centímetros, de cada vereadora que exerceu mandato no município, pelo período mínimo de 12 meses. O Projeto entra em vigor na data da sua publicação.

O presente Projeto de Resolução Legislativa tem por objetivo homenagear as Vereadoras e ex-vereadoras do Poder Legislativo Friburguense, criando um espaço físico para expor e manter o acervo histórico das vereadoras que ocupam e ocuparam uma cadeira na Câmara Municipal de Nova Friburgo, exercendo seu papel transformador na sociedade. Esse projeto surgiu num bate-papo durante um café, com a Alda Condack”, justifica Vanderleia.

O texto da proposta aprovada reforça que as mulheres representam aproximadamente 53% de todo o eleitorado brasileiro, mas ainda assim são a minoria nos cargos eletivos. A denominação de "Galeria 8 de Março" é alusiva a comemoração do "Dia Internacional da Mulher", comemorado em todo mundo no dia 8 de março, e está vinculado às reivindicações femininas, inicialmente na Europa e Estados Unidos, por melhores condições de trabalho, por uma vida mais digna e sociedades mais justas e igualitárias.

Especificamente, no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.