Com cronograma definido, Projeto Câmara Jovem é retomado em Nova Friburgo

Manual do Candidato é entregue durante reunião com diretores da rede municipal de ensino
Com cronograma definido, Projeto Câmara Jovem é retomado em Nova Friburgo

Encontro reuniu diretores da rede municipal de ensino apresentação do projeto e entrega do Manual do Candidato

A Câmara de Nova Friburgo está retomando um dos mais importantes projetos para estimular a população jovem a acompanhar e participar da vida pública do município. O Projeto Câmara Jovem de 2023 já está com o cronograma montado, e as atividades iniciais de planejamento e apresentação são os primeiros passos dentro deste contexto. Nesta quinta-feira, 16, foi promovida, pela Casa Legislativa e a Secretaria Municipal de Educação, uma reunião com os diretores da rede municipal de ensino (do 8º ao 9ºano), para mostrar o projeto e entregar o Manual do Candidato.

Participaram do encontro, no plenário Jean Bazet, além dos representantes de escolas, o Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo (ELENF), Ricardo da Gama Rosa Costa, a Coordenadora do Conselho Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Martha Rachel de Paula, o presidente da Câmara de Vereadores, Max Bill, o presidente da Comissão de Educação da Casa, vereador Professor André, a representante da vereadora Maiara Felício - Coordenadora da ELENF -, Giselly Nascimento, a secretária da ELENF, Victória Melchides, assessores parlamentares e servidores da Casa.

Dentro do nosso planejamento de aproximar a Casa do cidadão friburguense, é fundamental trazer o jovem para conhecer o dia a dia e entender o papel do vereador.Parabenizo a todos os envolvidos no projeto quem sem dúvida alguma, será um sucesso”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Max Bill.

Participam da edição deste ano as Escolas Municipais Alcides Francisco Brantes, Cypriano Mendes da Veiga, Dante Magliano, Dermeval Barbosa Moreira, CEFFA Flores de Nova Friburgo, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maximillian Falck, Monsenhor José Antônio Teixeira, Odette Penna Muniz, CEFFA Rei Alberto I, Rui Barbosa, Tiradentes, Umbelina Breder de Queiroz, Vevey La Jolie e Cecília Meireles. As escolas com até 60 alunos terão direito a um representante, enquanto aquelas com 60 a 100 alunos poderão ter dois, e as unidades com número superior a 100 poderão contar com três representantes.

De acordo com o cronograma montado para este ano, a sensibilização dos alunos pelos diretores e a entrega das fichas de inscrições para os interessados ocorre entre os dias 3 e 6 de abril. O período de recebimento das fichas preenchidas, assinadas pelo responsável e pelo diretor da escola, vai de 10 a 14 de abril. No dia 19 acontece uma reunião com os candidatos a Jovem Vereador, e o prazo para elaborar Projeto de Lei, seguido de apresentação aos demais alunos, vai de 24 a 28 de abril. A Eleição Geral dos 21 Jovens Vereadores está prevista para 05 de maio.

No dia 18, durante uma Sessão plenária comandada pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Max Bill, acontece a diplomação dos eleitos e a solenidade de entrega dos diplomas. Na ocasião é eleita a Mesa Diretora, formada por Presidente, Vice-Presidente e Secretário. Na mesma data é realizada a Sessão de Instalação da Câmara Jovem de 2023, com apresentação e defesa dos Projetos de Lei. A formação dos Jovens Vereadores e a visita aos gabinetes dos parlamentares está prevista para 12 de junho. No dia 21, será a vez de conhecer o gabinete do Prefeito e as Secretarias Municipais. A Sessão para votar as propostas está agendada para 14 de setembro. A edição deste ano do Câmara Jovem é encerrada no dia 22 de novembro, com a entrega do livro contendo os Projetos de Lei, votados e aprovados pelos Jovens Vereadores, para as escolas participantes e para o Presidente da Câmara Municipal.

O Câmara Jovem

Criado por iniciativa da Câmara Municipal, através da Resolução Legislativa nº 1.598, em 2006, o programa Câmara Jovem funciona como uma ferramenta de aprendizado e conhecimento do Poder Legislativo. O objetivo é promover a interação entre a Casa e as Escolas Municipais, contribuindo para a formação da cidadania dos jovens, o entendimento dos aspectos políticos da sociedade friburguense e para o fomento de novas lideranças políticas em Nova Friburgo.

O estudante interessado em participar deve se inscrever junto à Direção da Escola. Logo após, deve apresentar um Projeto de Lei, dentro de um dos temas estabelecidos no manual, e elaborar uma campanha para conseguir votos entre os demais estudantes de sua unidade escolar, a fim de se eleger representante da escola. Cada uma elege a melhor proposta, e o autor terá a oportunidade de defendê-la e apresentá-la aos demais colegas.

Após inscritos, os estudantes se reunirão com a Comissão Organizadora da Câmara Jobem (composta por representantes do Conselho da Escola do Legislativo, a ELENF e da Secretaria Municipal de Educação), para serem orientados sobre a elaboração do Projeto.