Com intermédio de vereadores, barraqueiros terão desconto para ligar pontos de água no Carnaval

Após reunião com a Concessionária, desconto concedido será de 77,13%

Vereadores e barraqueiros se reúnem com membors da Concessionária Áugas de Nova Friburgo

Logo após a sessão ordinária da última terça-feira, 7, membros da Associação de Comerciantes Autônomos de Festas Populares e Afins de Nova Friburgo procuraram os vereadores na Câmara Municipal, em busca de soluções para um dos detalhes que envolvem a composição das barracas para o Carnaval de 2023. O grupo colocou a dificuldade encontrada com os valores propostos para a instalação dos pontos de água, um dos aspectos fundamentais para a montagem da estrutura de trabalho durante a folia na cidade.

Prontamente foi marcada uma reunião com a Concessionária Águas de Nova Friburgo, realizada na manhã desta quinta-feira (9). Participaram do encontro, além de representantes da Associação e da empresa, os vereadores Claudio Leandro, Isaque Demani, Zezinho do Caminhão, Cascão do Povo, José Carlos Schuabb, Wallace Piran, Vanderléia Abrace Essa Ideia e Marcinho.

O resultado da conversa foi considerado positivo para os barraqueiros, e também bem avaliado pelos parlamentares. A primeira proposta da concessionária, questionada pelos trabalhadores, previa um custo de R$ 1.448,00, por barraca, apenas para a ligação, somando aos R$ 1.725,53 para a nova ligação de esgoto e mais R$ 106,13 de volume mínimo de consumo (10 metros cúbicos) – totalizando R$ 3.279,66. Durante a reunião, houve acordo para conceder um desconto de 77,13%.

“Procuramos os vereadores porque o valor da água iria ficar muito acima do que pagávamos antigamente. Nos passaram o valor de 1.448 reais, só para a ligação, sem contar o esgoto e o consumo. Ficaria muito alto, e então procuramos ajuda para ver o que eles poderiam fazer pela gente. Os vereadores conseguiram uma reunião com a Águas de Nova Friburgo, que propôs o valor de 750 reais, menos da metade do preço. Chegamos, então, a um acordo, e esse valor também vai ser mantido para os próximos eventos”, destaca Paloma Marinho, representante da Associação de Comerciantes Autônomos de Festas Populares e Afins de Nova Friburgo.

O acordo firmado durante a reunião também prevê que este percentual será mantido para os próximos eventos promovidos pela Prefeitura ao longo de 2023, com possibilidade de extensão para atividades posteriores a este período. A Câmara Municipal participa deste processo, de forma direta e indireta, em aspectos variados. O plenário da Casa Legislativa foi, por exemplo, o local escolhido para o sorteio dos 29 pontos de venda de bebidas e alimentos nos locais de folia no Centro.