Comenda Barão de Nova Friburgo e Títulos de Cidadão Friburguense são entregues pela Câmara

Agraciados deste ano possuem uma bela história de dedicação e serviços prestados ao município

Um evento para ficar marcado na história da Câmara de Nova Friburgo. A começar pela beleza do local escolhido, o Teatro do Colégio Anchieta, que ainda ganhou luzes e decoração especiais. A entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo - a mais alta distinção concedida pelo legislativo friburguense - e dos Títulos de Cidadão Friburguense aconteceu na noite desta quarta-feira, 17, e reuniu parlamentares, agraciados (as), convidados (as) e imprensa.

Fizemos a entrega da maior honraria do Legislativo Friburguense, e não é qualquer um a receber esse título. São pessoas que se dedicam à nossa cidade, que têm uma história, muitas vezes, com empreendedorismo, nas mais diversas áreas, ou pela caridade e lado espiritual. Também concedemos os Títulos às pessoas que não nasceram aqui, mas escolheram Nova Friburgo para viver e trabalhar, escolhendo o nosso modo de ser e de viver. Agradecemos a todos que fizeram essa noite possível, a nossa equipe de servidores, vereadores e ao Colégio Anchieta, pela concessão do espaço”, resume o Vereador Max Bill, Presidente da Câmara de Nova Friburgo.

A Mesa Diretora do evento, além do Presidente, Max Bill, contou com o Prefeito Municipal, Johnny Maicon, o representante do Governo do Estado – e também agraciado – Uruan Cintra, Secretária de Estado de Infraestrutura e Cidades, o representante do Tiro de Guerra 01 010, Sub-Tenente Weber, e os comendadores Joana D’arc e Flávio Stern. Receberam o Título de Cidadão Friburguense as pessoas que não nasceram na cidade, mas que contribuem ou contribuíram com seu trabalho e carinho para o desenvolvimento de Nova Friburgo. Cada parlamentar pôde indicar até dois nomes, apreciados e avaliados em Plenário.

Os escolhidos deste ano para receberem a Comenda Barão de Nova Friburgo possuem uma bela história de dedicação e serviços prestados ao município. Joana D’arc Andrade Santarem, 84 anos, nasceu em 06 de dezembro de 1938, no Rio de Janeiro, mas desde muita criança moradora de Nova Friburgo. Viúva, mãe de cinco filhos, quinze netos, cinco bisnetos e outros tantos que também a consideram. A mãe, dona Júlia era uma das rezadeiras mais conhecida no bairro de Olaria. Atualmente dona Joana dá suporte espiritual para a equipe de rezadeiras e benzedores aos quais ela passou todo o seu aprendizado. Dona Joana representa a alegria. Faz também trabalhos artesanais como pinturas, desenhos, bonecas, bolsas e brinquedos, para presentear pessoas.

Eu imagino, ao receber essa homenagem: será que realmente eu fiz tanto para merecer? Não sei, mas eu fico muito feliz, pois temos diversas lembranças. Não sei dimensionar a alegria, e espero que outros tantos tenham esse merecimento. Nenhum de nós chega a lugar algum sozinho, e precisamos sempre de algo para alcançar as coisas. Agradeço aos vereadores, a todos que votaram e que estão participando”, agradece a homenageada.

Já Flavio Gabarti Stern é friburguense de coração e por título, frequenta e visita Nova Friburgo desde que nasceu, graças à sua avó que tinha uma pequena fazenda em Mury – Granja dos Eucaliptos e hoje em uma parte mora e tem um restaurante. Em seu currículo, Presidente do Convention Bureau, Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo por dois mandatos, vice-presidente financeiro da ACIANF por alguns mandatos, atual vice-presidente de turismo e cultura e serviços desta mesma Associação e atual Presidente do polo Gastronômico e Cervejeiro de Nova Friburgo.

É com imensa alegria que recebo essa Comenda. Todos temos a necessidade de fazer algo pelo município, cada um dentro da sua profissão. Vivencio Friburgo desde que mudei pra cá, e tenho o dia a dia como friburguense. Com muita honra participo da cidade, e fico muito feliz com o atual olhar para o turismo, que é a minha área”, resume o agraciado.

Agraciados com o Título de Cidadão Friburguense

Vera Maria de Oliveira Damasceno (Angelo Gaguinho)

Ricardo Fazoli Danetra (Angelo Gaguinho)

Aulia Anas (Carlinhos do Kiko)