Destaques do Esporte são agraciados na Câmara de Nova Friburgo

Entrega da Medalha Swian Zanoni reuniu atletas e convidados nesta quarta-feira (26)
Destaques do Esporte são agraciados na Câmara de Nova Friburgo

Entrega da Medalha Swian Zanoni reuniu atletas e convidados na Câmara

A Câmara de Nova Friburgo promoveu Sessão Solene nesta quarta-feira, 26, para a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Swian Zanoni. O evento contou com vários momentos marcantes, com a entrega das homenagens aos agraciados, indicados por cada um dos parlamentares, e de moções de louvor ao jovem Pedro Swian e ao fotógrafo Esmério Figueira. Durante a Sessão, o Projeto que institui o Bolsa Atleta também foi citado. Atualmente, a proposta tramita na Casa Legislativa.

A mesa do evento foi composta pelo presidente da Comissão de Esportes, Vereador Claudio Leandro, o vice-presidente, vereador Walace Piran, e a secretária da Comissão, Vereadora Vanderleia Abrace Essa Ideia, além do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, João Victor Duarte, e a Presidente do Conselho Municipal de Esportes, Irene Blanck.

“Pra gente foi muito marcante, pois essa homenagem era restrita ao entendimento de apenas três vereadores da Comissão de Esportes. E graças a ideia do Vereador Walace Piran, conseguimos estender essas homenagens. Nossa cidade é um celeiro de talentos. Agraciamos 21 desportistas e tínhamos muita gente pra trazer pra cá, algo que vai acontecer nos próximos anos”, resume o Vereador Claudio Leandro, que presidiu a Sessão.

O legislativo friburguense passou a conceder as medalhas de mérito esportivo, anualmente, a partir da aprovação do Projeto de autoria do então Wanderson Nogueira, em 2013. Trata-se, desde então, da maior honraria entregue no município aos destaques do esporte.

“A gente não fez essa alteração diminuindo a ideia, pelo contrário, nós aumentamos e valorizamos ainda mais a Medalha Swian Zanoni. Achei injusto que somente a Comissão de Esportes pudesse entregar as medalhas. E a nossa cidade tem muita gente do esporte que merece”, destaca Walace Piran.

Foram homenageados Filipe das Neves Grativol (indicado pelo vereador Janio de Carvalho), Kauã Hataba Fonseca (vereador Claudio Leandro), André Soares Alves (Ângelo Gaguinho), Éder Klem Silveira (Joelson do Pote), Sebastião Carlos Ouverney Heringer (José Carlos), Arthur Martins de Oliveira Naranjo (Dirceu Tarden), Gilberto Frossard Chermaut (Marcinho Alves), Marcos Vinícius (Max Bill), Henrique Mendonça (José Roberto Folly), Leonardo Pontes Marreto (Zezinho do Caminhão), Éder da Silva Vieira (Maiara Felício), Daivid Pereira Teixeira (Vanderleia Abrace Essa Ideia), Jael Pinto de Faria (In Memoriam, indicação de Isaque Demani), Bernardo Torquato Costa (Carlinhos do Kiko), Manoel Pinto de Faria (Christiano Huguenin), Jefferson Golindo da Silva (Priscilla Pitta), Projeto Instituto de Esportes e Cultura de Nova Friburgo/ Silvana Gym (Maicon Queiroz), Lucas Ramos (Professor André), Carlos Alexandre Fajardo Viana (Cascão do Povo), João Felipe Queiroz Guedes da Rocha (Walace Piran) e Fábio Luiz Moreno (Wellington Moreira).

“Me sinto lisonjeada de fazer parte da Comissão de Esportes. Eu adoro festa, gosto de homenagear, e estamos reconhecendo 21 desportistas. Mas queremos que todos se sintam homenageados através deles”, pontua a Vereadora Vanderleia Abrace Essa Ideia.