Diabetes é tema de Audiência Pública na Câmara

Vereador Wellington Moreira promove audiência pública na Câmara para debater problemas ligados à diabetes no município. O encontro ocorre na próxima segunda-feira, 29, às 18h no plenário da Casa. Foram convidados a participar o prefeito, Johnny Maycon, a secretária de saúde, Sra. Nicole, direção da Adinf (Associação de diabéticos de Nova Friburgo), Ministério Púbico, Defensoria Púbica, coordenadora de Assistência Básica de Saúde, Sra. Lucimar, médicos endocrinologistas e psicólogos particulares e do SUS, especializados na doença, assim como cidadão com envolvimento com a diabetes.

A intenção é trazer à tona assuntos ligados à pouca informação, dificuldade no diagnóstico e no tratamento da doença, que por ser silenciosa e com poder de levar o indivíduo à morte, já é considerada como caso grave de saúde pública. Estreitar os laços entre a Adinf, referência nacional no combate à doença, e o executivo, criar protocolos fáceis de serem seguidos e divulgados, fornecimento de insulinas mais modernas, saber o andamento do programa Hiperdia e campanhas informativas. Outra preocupação é o aumento do número de crianças com diabetes.

Segundo a Agência Brasil o Brasil é o sexto país em incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina -- são 15,7 milhões de pessoas adultas com esta condição, e a estimativa é que, até 2045, a doença alcance 23,2 milhões de adultos brasileiros. Em Nova Friburgo estima-se mais de 10 mil diabéticos. “Sou diabético e a situação com que a doença é tratada me deixou perplexo. Espero que esta audiência inicie um novo olhar sobre o diabético e comece a melhorar o nível de informação, de diagnóstico e tratamento dessa doença que destrói a qualidade de vida do cidadão, podendo levar à morte. Vou abraçar mais esta luta, porque a saúde deve ser considerada sempre em primeiro lugar.” Afirmou o vereador Wellington Moreira.