Eleição para Mesa Diretora da Câmara de Friburgo acontece hoje (29)

Os candidatos só serão conhecidos na própria sessão que está marcada para começar às 18hs

Foi marcada para hoje (29), a eleição da presidência e dos demais cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Friburgo para o próximo biênio da legislatura. Os candidatos só serão conhecidos na própria sessão, chamada de preparatória, conforme determina o Regimento Interno do Parlamento Municipal.

De acordo com o rito, o presidente atual apresentará a lista de candidatos a cada um dos cargos da Mesa Diretora (Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário) e, se pedido, concederá tempo igual aos candidatos a Presidente para mostrarem suas propostas a frente do Poder Legislativo.

A votação, que poderá ser feita cargo a cargo ou por chapa, será feita de forma nominal e aquele que obtiver o maior número de votos será consagrado vencedor. Uma diferença da eleição de 2021 é que, por se tratar do segundo biênio, a posse se dá de forma automática a partir do primeiro dia útil de 2023. Com isso, não haverá cerimônia de posse para que os parlamentares assumam as posições. Em caso de não haver reeleição, o novo eleito terá o mês de dezembro para fazer a transição.
A sessão está marcada para as 18hs e poderá ser acompanhada pelos canais oficiais do Poder Legislativo, TV Câmara e Webrádio Câmara.