Elenf apresenta o Projeto Educação para a Cidadania

Parceria com a RappnF vai oferecer diversos cursos gratuitos sobre cidadania para a população
Elenf apresenta o Projeto Educação para a Cidadania

Dentro da programação de atividades deste ano, a Escola do Legislativo de Nova Friburgo promoveu nesta segunda-feira, 22, uma palestra com a temática "Políticas Públicas em Nova Friburgo". A atividade, promovida no Plenário Jean Bazet, reuniu dezenas de pessoas interessadas nos cursos, alunos e alunas do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá e alguns dos palestrantes que estarão participando do projeto.

“A Elenf busca promover atividade de formação para os servidores de Câmara e para o público externo. Estamos com alguns projetos importantes este ano, como a retomada do Câmara Jovem. Os vereadores já foram eleitos nas escolas e tomam posse aqui no Plenário no próximo dia 6 de junho, às 15h. Também programamos, em parceria com a rede de agentes públicos, um ciclo de palestras para a educação para a cidadania e democracia. São diversos temas abordados por professores e profissionais que estão à frente do projeto. É uma parceria da maior significância”, resume o Professor Rico, Coordenador Pedagógico da Elenf.

A citada parceria com a Rede de Agentes de Políticas Públicas de Nova Friburgo (RappnF) vai oferecer diversos cursos gratuitos sobre cidadania para a população. O calendário de atividades está confirmado, com palestrantes, temas, datas e horários previamente agendados.

“A Rede é fruto de um projeto de extensão, desenvolvido pela Uerj de Nova Friburgo, culminando na formação deste grupo. Quando eu propus a criação da Escola do Legislativo, em 2013, como vereador, eu quis criar algo para aproximar o cidadão do Legislativo. À época, eu vi que já existiam mais de 100 escolas do Legislativo. Regulamentamos em 2014 e desenvolvemos diversos cursos, a princípio para servidores, e depois para o público”, conta Marcelo Verly, um dos idealizadores da Escola do Legislativo como Parlamentar e coordenador da Rede de Agentes de Políticas Públicas de Nova Friburgo.

A Rede foi criada por docentes e discentes do curso de Políticas Públicas para uma Nova Cultura e Sociedade, ministrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em seu Polo de Extensão no segundo semestre do ano passado. São profissionais com perfis diversificados, todos imbuídos do propósito de contribuir para o fortalecimento da cidadania, da participação popular e da produção de conhecimentos em gestão e políticas públicas.

“Dentro desse Polo de extensão, criamos um grupo e pensamos em deixar um legado. Havia uma ansiedade muito grande para pensarmos em algo de concreto para fazermos. Foi quando fomos procurados pelo Professor Rico e pela Fernanda Guimarães, estivemos na Câmara, fizemos algumas reuniões e visualizamos a possibilidade. Cada um vai trabalhar temas específicos”, explica Verly.

A Escola Legislativa de Nova Friburgo (ELENF) foi criada pela Resolução Legislativa nº 2.052, de 29/11/2013 e teve seu regimento interno regulamentado pela Resolução Legislativa nº 2.056, de 25/03/2014. Como alguns de seus objetivos estão oferecer suporte de natureza técnico-administrativa às atividades da Câmara Municipal e desenvolver atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cultural e profissional dos vereadores, assessores, servidores públicos e população.

“Só tenho a agradecer pela nossa Escola do Legislativo, com o Professor Rico à frente, como Coordenador, a vereadora Maiara Felício, que tem contribuído bastante, e essa parceria com a Rede. Olhei para o ciclo de palestras e vou estar na maioria delas. É importante abordarmos esses temas para desenvolvermos a nossa consciência de participação na política friburguense, atraindo em especial os nossos jovens”, celebra o presidente da Câmara de Nova Friburgo, Vereador Max Bill.

Programação completa:

19/06

Fabíola Braz Penna: "A importância da gestão em saúde pública para a democracia"

10/07

Guilherme Alt: “O combate às fake news como estratégia de educação para democracia”

17/07

Irene Blanck: "Esporte e cidadania: o papel da participação esportiva na formação democrática"

28/08

João José Codeço da Cruz: "Defesa do consumidor: como a defesa dos direitos individuais contribui para a democracia"

14/08

Marcelo Verly de Lemos: "Legislativos municipais: como promover a educação para a democracia"

11/09

Luciana Heckert do Amaral: "Pregões e licitações: transparência e participação cidadã nas contratações públicas"

18/09

Loyola Bechara: "Como proteger sua privacidade on-line?"

25/09

Andrea Machado de Oliveira: “Acesso justo e equitativo à universidade: desafios e soluções das políticas públicas para estudantes da rede pública de ensino”

16/10

Maria Salete Lamego: "Proteção à infância e adolescência: a democracia na garantia dos direitos da criança e do adolescente"