Escola do Legislativo Friburguense é exemplo para outras cidades

Desde o início deste ano, com a nova gestão da Câmara Municipal, a Escola do Legislativo Friburguense (ELENF) passou por reformulação e atualização, que vem chamando a atenção de legisladores de outros municípios. Exemplo disso, foi a visita na última terça-feira, 21, do vereador da cidade de Mangaratiba, o professor de tecnologia, Hugo Graçano (Cidadania), que veio exclusivamente para conhecer sobre o funcionamento e a dinâmica da ELENF. A intenção do vereador magaritibense é implantar, nos mesmos moldes, uma Escola do Legislativo, na câmara.

Graçano foi recebido pelo coordenador pedagógico da Escola do Legislativo, o servidor do Legislativo Friburguense e professor Ricardo Costa e pela secretária, Priscila Lopes. Segundo o parlamentar, a escolha por Nova Friburgo foi feita por meio de pesquisas em diversas câmaras municipais do país. “Quero instituir uma escola seguindo o modelo da Elenf, regulamentada, moderna e funcional”, explicou.

Para o coordenador do projeto, “é fundamental o intercâmbio de conhecimento e das informações com outras câmaras. É sinal de reconhecimento de que o nosso trabalho está sendo bem-feito e gerando bons resultados. É uma satisfação a nossa escola servir como modelo”, finaliza o professor Rico.

Centenas de Câmaras Municipais e dezenas de Assembleias Legislativas possuem suas próprias Escolas do Legislativo. Elas funcionam como unidades de desenvolvimento profissional que atendem não apenas servidores do legislativo e agentes políticos como também pessoas da comunidade.