Escolas de Samba do Grupo A e Euterpe se tornam Patrimônios do Povo Friburguense

Instituições ficam ainda mais valorizadas, consolidando a sua importância dentro da história municipal

Euterpe e Escolas do Grupo A passam a ser Patrimônios Culturais e Imateriais do Povo Friburguense

Por unanimidade, em segunda discussão, a Câmara de Nova Friburgo aprovou os Projetos de Lei que tornam a Banda Euterpe Friburguense e as Escolas de Samba do Grupo A do Carnaval – Raio de Luar, Globo de Ouro, Unidos do Imperador e Bola Branca – Patrimônios Culturais e Imateriais do Povo Friburguense. Com o reconhecimento, as instituições ficam ainda mais valorizadas, consolidando a sua importância dentro da história municipal.

A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial Friburguense a partir da indicação do Vereador Isaque Demani. A banda nasceu de uma promessa do maestro português Samuel Antônio dos Santos, que partiu de Lisboa em 1858, em um navio da Marinha rumo à Argentina. Ocorreu uma forte tempestade durante a viagem. Devoto de Santo Antônio, o maestro pediu proteção e prometeu fundar uma banda de música e uma igreja em louvor ao santo na primeira cidade em que aportasse. Com 160 anos de existência, a Euterpe Friburguense é uma das bandas mais antigas do estado, sendo considerada de utilidade pública municipal e estadual. A sede atual foi erguida em 1916.

Raio de Luar, Globo de Ouro, Unidos do Imperador e Bola Branca fazem parte do maior Carnaval do interior do Estado do Rio de Janeiro. Antigos Blocos de Enredo, agora elevadas à categoria de Escolas de Samba do Grupo A, as agremiações desfilam no sábado de folia, sempre levando para a Avenida, verdadeiros espetáculos de cores, criatividade e alegria. Além do trabalho social desenvolvido durante todo o ano nas comunidades, e a contribuição com a geração de empregos diretos e indiretos para a confecção de fantasias, alegorias, adereços e demais componentes dos desfiles. A proposta de torná-las Patrimônios Culturais e Imateriais do Povo Friburguense é de autoria da Vereadora Priscilla Pitta.