Espaços de saúde de Nova Friburgo deverão divulgar direitos de gestantes

Divulgação, de caráter informativo, será feita através de material gráfico
Espaços de saúde de Nova Friburgo deverão divulgar direitos de gestantes

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei, de autoria da Vereadora Maiara Felício, que dispõe sobre a divulgação de informativos de conscientização dos direitos das gestantes ou puérperas nos espaços de saúde de Nova Friburgo. De acordo com a proposta, a divulgação, de caráter informativo, será feita através de material gráfico, como fixação de cartazes informativos, banners.

Os materiais gráficos devem conter dizeres sobre todo e qualquer direito das mulheres grávidas e puérperas, em tamanho e local de ampla visibilidade, com expressa referência as mulheres grávidas e puérperas. Os materiais serão distribuídos por toda unidade para garantir sua visibilidade na totalidade dos respectivos ambientes. Segundo o Projeto, fica garantida a ampla divulgação dos direitos das gestantes e puérperas nos espaços de saúde no território de Nova Friburgo contra a violência obstétrica.

Esse programa de Conscientização deverá oferecer atendimento multidisciplinar e interdisciplinar, através dos profissionais da rede, a todas as gestantes ou puérperas atendidas pelos equipamentos municipais cadastrados na Secretaria de Saúde em âmbito municipal que apresentem quaisquer dúvidas referentes as informações contidas no informativo. A implementação, coordenação e acompanhamento do programa ficará a cargo do órgão competente do Executivo.