No dia do Servidor Público, Câmara celebra novas ações e conquistas

No dia do Servidor Público, Câmara celebra novas ações e conquistas

Câmara celebra novas ações e conquistas para os servidores

A estrutura de Governo no Brasil, pensada na Constituição de 1988, não se viabiliza, sem o servidor público. União, Estados e Municípios, só se concretizam, a partir do trabalho desenvolvido por esses profissionais. Em Nova Friburgo, a Câmara Municipal conta com 148 servidores, entre efetivos, comissionados e terceirizados, sendo eles os principais responsáveis por fazer funcionar a estrutura do Legislativo Friburguense.

Uma das propostas apresentadas pelo atual Presidente, Vereador Max Bill, antes mesmo de assumir o mandato, foi de adotar uma política de valorização dos servidores da Casa. Passados quase 11 meses de gestão, os profissionais passaram a contar com uma série de avanços, e celebrar de fato este dia 28 de outubro.

Apenas neste ano de 2023, em torno de 80% dos servidores passaram por cursos de qualificação e reciclagem junto ao Tribunal de Contas do Estado. Além da ampliação dos conhecimentos, tornar a rotina mais leve também é um compromisso, apostando na satisfação do funcionário para melhor servir a população de Nova Friburgo. Através do Projeto Câmara Cuida, a Câmara levou uma série de serviços, palestras e outras ações de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Recentemente, o Poder Legislativo também assinou dois importantes convênios, com a Unimed e o Sesc. Antes da celebração do acordo este primeiro, foi realizado um estudo sobre o perfil dos servidores da Câmara, sendo montada uma tabela especial, em acordo com o resultado deste levantamento.

Já o convênio assinado junto ao Sesc tem o objetivo de oferecer serviços diversos nas áreas de esporte, cultura, lazer, hospedagem, dentre outros benefícios aos servidores da Câmara Municipal. A parceria contou com intermédio do Presidente da CDL e do Sincomércio de Nova Friburgo, Bráulio Rezende. Outra conquista para os funcionários do Legislativo foi a Cesta Natalina, no valor de R$ 1.000,00, a ser paga no mês de dezembro de 2023.

A série de benfeitorias pensadas especialmente para o servidor da Câmara Municipal não termina com as que já estão em vigor. Uma comissão foi montada, com funcionários do Legislativo, para estudar uma reforma administrativa. Dentre os objetivos estão melhorar a infraestrutura para os trabalhadores da Casa, atualizar o Plano de Cargos e Salários, dentre outros.

A gente visa valorizar, dar o devido carinho aos nossos servidores, comissionados às pessoas que fazem a rotina administrativa e legislativa acontecer. Precisamos valorizá-los", reforça o Presidente Max Bill.

No dia 28 de outubro, comemora-se o dia do servidor público, essa data foi definida em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei Nº 5.936/1943, com a denominação de dia do funcionário público. Em 1990, com a introdução do regime jurídico único dos servidores públicos federais, através da lei 8.112/90, a expressão funcionário público foi substituída por servidor público. O funcionalismo público no Brasil começa com advento da chegada da família real no Brasil, em 1908.

Os servidores públicos das três esferas de governo são regidos por princípios previstos na constituição, que prevê inclusive, que o acesso ao serviço público se dará através de concurso público de provas ou de provas e títulos, para garantir que o ingresso no serviço público seja isonômico e meritocrático.