Nova Friburgo pode ter o Dia Municipal da Pessoa Trancista

Na data poderão ser realizados eventos e atividades específicas no município
Nova Friburgo pode ter o Dia Municipal da Pessoa Trancista

Dia Municipal da Pessoa Trancista poderá ter eventos e atividades específicas no município

A Câmara de Nova Friburgo aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei, que institui o Dia Municipal da Pessoa Trancista no município, a ser realizado, anualmente, no dia 06 de junho. De acordo com a proposta, de autoria da vereadora Maiara Felício, na data poderão ser realizados eventos e atividades, por meio de seminários, palestras, ações no espaço público, panfletagem, e outros, com objetivo de promover e valorizar o dia de homenagens. Estes eventos e atividades deverão ser realizados nas escolas municipais, espaços culturais, praças públicas em diversos bairros de Nova Friburgo.

“O presente projeto traz em sua essência a cultura africana, berço de nossa civilização. Reconhecer os profissionais trancistas em nosso município é a possibilidade de resgatar para a história friburguense as tradições que garantem arrimo de muitas famílias, sobretudo, mulheres negras que fazem dessa prática social um ganho econômico. Queremos homenagear os profissionais que ressignificam, no presente, as tradições milenares africanas do trançar, reconhecendo a relação da população carioca, em especial as mulheres negras nos campos simbólico, social e econômico”, justifica a parlamentar.

Nas ações desenvolvidas durante o dia Municipal da Pessoa Trancista, poderão participar e deverão ser convidadas lideranças de movimentos sociais, coletivos negros, entidades governamentais e não governamentais da esfera municipal e estadual, organizações da sociedade civil, visando desenvolver e fortalecer políticas públicas que promovam e desenvolvam ações para a data.

Em 2009 a ocupação de Cabeleireiro Étnico e Trancista ganhou o reconhecimento do Ministério do Trabalho, abrindo novas perspectivas para esses profissionais como uma grande conquista para o setor, levando em consideração a dimensão que consumidores negros representam no mercado de consumo brasileiro. De acordo com o IBGE os negros correspondem a 53,6% da população brasileira e consomem 800 bilhões de reais por ano (ETNUS, 2016). Atentos a este mercado em expansão, uma pesquisa do Sebrae (2015) apontou o crescimento dos empreendedores negros, que passaram a representar 50% dos donos de negócios no Brasil.