Nova Friburgo poderá ter a Semana de Conscientização e Prevenção ao Diabetes

Data será celebrada anualmente, na segunda semana do mês de novembro
Nova Friburgo poderá ter a Semana de Conscientização e Prevenção ao Diabetes

A Câmara aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Isaque Demani, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Diabetes em Nova Friburgo. De acordo com o texto, a data será celebrada anualmente, na segunda semana do mês de novembro, abrangendo o dia 14, no qual se comemora o Dia Mundial do Diabetes.

A Semana de Conscientização e Prevenção ao Diabetes tem como objetivos principais estimular ações educativas e preventivas sobre os riscos do diabetes, ações que expliquem sobre os diferentes tipos de Diabetes (Diabetes Tipo 1, Tipo 2, Gestacional e Tipo Lada) e conscientizar a população de jovens e adultos da importância do diagnóstico precoce do Diabetes, a importância da adesão ao tratamento adequado de acordo com o tipo específico de Diabetes d destacar a importância dos hábitos de vida saudáveis como forma de prevenção à doença; além de apoiar os portadores do Diabetes e seus familiares.

O Projeto também prevê a realização de campanhas para realização de testes que diagnosticam o Diabetes, além do apoio às atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos portadores da doença. Durante a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Diabetes serão desenvolvidas palestras, oficinas, debates, seminários de informação, conscientização, prevenção e sensibilização sobre o tema. O Poder Executivo irá regulamentar as atribuições dos órgãos municipais que atuam comprometidos com a questão do Diabetes, especialmente as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.