Nova Friburgo poderá ter o Dia Municipal da Capoeira

Data será celebrada, anualmente, no dia 20 de novembro
Nova Friburgo poderá ter o Dia Municipal da Capoeira

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Claudio Leandro, que institui o Dia Municipal da Capoeira em Nova Friburgo. A data será celebrada, anualmente, no dia 20 de novembro. Os objetivos da proposta são estimular a discussão e o aprofundamento de temas ligados a esta arte, símbolo da cultura afro-brasileira, símbolo da miscigenação de etnias e símbolo de resistência à opressão; dar visibilidade presencial das atividades desta arte nos bairros e diversos locais do Município; facilitar a valorização dos mestres e professores de Capoeira; proporcionar a reflexão crítica sobre a capoeira em todas as modalidades em que ela se manifesta como esporte, luta, dança ou música.

O “Dia Municipal da Capoeira”, assim que instituído, poderá incluir atividades tais como palestras, eventos, apresentações, homenagens, dentre outras ações que divulguem a prática cultural e esportiva junto à comunidade. O Executivo regulamentará, no que couber, a lei para efetivar as ações por parte do Município.