Projetos do Câmara Jovem são aprovados pelos jovens parlamentares

Projetos do Câmara Jovem são aprovados pelos jovens parlamentares

Dentro do Projeto Câmara Jovem 2023, foi promovida nesta quinta-feira, 21, a sessão para apresentação e votação dos Projetos de Lei, desenvolvidos por cada um dos pequenos parlamentares. Cada jovem vereador (a) teve em torno de três minutos para apresentar e defender o seu projeto na tribuna, com a votação ocorrendo logo em seguida. Todos foram aprovados. As propostas serão encaminhadas á Câmara Municipal, podendo ser pautadas, votadas e sancionados pelo Executivo Municipal para se tornarem lei.

"É uma alegria acompanhar projetos tão bem pensados e elaborados, com temas diversos, que demonstram a preocuapação desses jovens com os assuntos que interferem no dia a dia da sua comunidade. Quando a Câmara Jovem foi implantada este ano, havia um medo por conta das ameaças feitas às escolas naquele período, e também foi notada a atenção com os assuntos referentes á dinâmica escolar. Foi um trabalho muito bonito e bem feito", avaliou Ricardo Gama, o Professor Rico.

Além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo (Elenf), Ricardo Gama, a Vereadora e Coordenadora da Elenf, Maiara Felício, também participou da atividade.

"A qualidade do que foi apresentado mostra que o futuro de Nova Friburgo está em boas mãos. Eu olho para frente e quero ver todos aqui novamente, depois de uma eleição bem disputada. Todos os projetos foram aprovados porque todos eles são muito bons, e para conseguirmos trazer para a sessão com os vereadores, precisaremos fazer apenas alguns ajustes técnicos, pois a ideologia foi muito bem fundamentada e apresentada", avalia Maiara.

A Mesa Diretora do Câmara Jovem é formada pela Presidente Yohana Manuela, pela Vice-Presidente, Maria Luiza Machado, por Thalía de Almeida, a Segunda Vice, David Bonifácio, o 1º Secretário, e por Thaina Futigami, a 2ª Secretária. A edição deste ano do Câmara Jovem é encerrada no dia 22 de novembro, com a entrega do livro contendo os Projetos de Lei, votados e aprovados pelos Jovens Vereadores, para as escolas participantes e para o Presidente da Câmara Municipal. Antes, no dia 07 de novembro, os parlamentares participam do programa Elenf Convida, transmistido pela Web Rádio Câmara, às 15h.

Participam do Projeto, em 2023, as Escolas Municipais Alcides Francisco Brantes, Cypriano Mendes da Veiga, Dante Magliano, Dermeval Barbosa Moreira, CEFFA Flores de Nova Friburgo, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maximillian Falck, Monsenhor José Antônio Teixeira, Odette Penna Muniz, CEFFA Rei Alberto I, Rui Barbosa, Tiradentes, Umbelina Breder de Queiroz, Vevey La Jolie e Cecília Meireles.