Teste de Glicemia Capilar poderá ser incluído em procedimentos de Unidades de Saúde

Teste se junta aos outros procedimentos médicos iniciais

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, em discussão única, o Projeto de Indicação Legislativa, de autoria do Vereador Cascão, que inclui o teste de Glicemia Capilar (um furinho na ponta do dedo) nos atendimentos de emergência e urgência dos Hospitais, Prontos socorros, Unidades Básicas de Saúde e de qualquer tipo de centro ou unidade de saúde, da rede pública e particular de Nova Friburgo. Por se tratar de indicação legislativa, a matérias terá que retornar à Câmara em formato de Projeto de Lei, feito pelo Executivo, para que seja analisada e votada pelos parlamentares.

O teste se junta aos outros procedimentos médicos iniciais, em todo paciente que der entrada e/ou se registrar nas unidades de atendimento à saúde. Ainda de acordo com o projeto, a Secretaria de Saúde promoverá campanha nacional de esclarecimento público a respeito da importância e da necessidade de realizar o teste de Glicemia Capilar, como forma de diagnosticar o diabetes e de evitar a ocorrência de óbitos por ausência de atendimento adequado ao paciente. O Poder Executivo editará normas complementares para que a Lei seja cumprida.