Utilização da Praça das Colônias será tema de audiência pública na Câmara

O debate será transmitido em tempo real pelos canais oficiais da Casa Legislativa

Acontece, amanhã (05), uma audiência pública na Câmara Municipal de Nova Friburgo para debater a utilização do espaço da Praça das Colônias, que se localiza no Corredor Cultural da Praça do Suspiro, junto com o Teatro Municipal e a Capela de Santo Antônio. Nascido com o propósito de divulgar a história das nações que povoaram Nova Friburgo, hoje, o espaço está concedido a ASCOFRI – Associação das Colônias de Nova Friburgo pela Prefeitura Municipal e funcionando de forma limitada.

Atualmente, das 10 salas existentes que homenageiam as nações formadoras de Nova Friburgo (Pan-Africana, Suíça, Alemanha, Áustria, Espanha, Hungria, Itália, Japão, Líbano e Portugal) apenas a Alemã está em pleno funcionamento. As demais estão aguardando regularização por embargo do Corpo de Bombeiros e por pendências documentais necessárias para o exercício das atividades como Alvará de Funcionamento, por exemplo.

De acordo com o propositor da reunião, vereador Max Bill (AVANTE), é fundamental resgatar a função social e econômica do espaço. “A importância desta audiência é entendermos quais são as dificuldades da utilização do espaço, dos equipamentos e debater as questões e dificuldades das colônias. Queremos ver como podemos fazer o ponto funcionar da melhor forma. É um ponto privilegiado que não podemos deixar parado”, explica o parlamentar. Para tratar desta pauta, foram convidados o Prefeito, os secretários de turismo e cultura, o Procurador do Município além de todos os integrantes das colônias fundadoras de Nova Friburgo e os vereadores.

O debate está com início previsto para as 18hs e será transmitido em tempo real pelos canais oficiais da Casa Legislativa: TV Câmara e Webrádio Câmara.